top of page

Incêndio em hotel de esqui na Turquia deixa 10 mortos e mais de 30 feridos

  • Foto do escritor: Diogenes Régis
    Diogenes Régis
  • 20 de jan.
  • 2 min de leitura

Na madrugada desta terça-feira (21), um incêndio devastador atingiu um hotel de 11 andares na estação de esqui de Kartalkaya, localizada em Bolu, no noroeste da Turquia. O incidente resultou em 10 mortes e deixou pelo menos 32 feridos, de acordo com as autoridades locais.


Bombeiros trabalham para extinguir um incêndio em um hotel na estação de esqui de Kartalkaya, na província de Bolu, no noroeste da Turquia, terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Bombeiros trabalham para extinguir um incêndio em um hotel na estação de esqui de Kartalkaya, na província de Bolu, no noroeste da Turquia, terça-feira, 21 de janeiro de 2025 — Foto: IHA via AP


Detalhes do ocorrido


O incêndio teve início por volta das 3h30 (horário local) no restaurante situado no quarto andar do hotel, que estava lotado devido ao recesso escolar. No momento do incidente, 234 hóspedes estavam hospedados no edifício.

Imagens de televisão mostraram as chamas consumindo o telhado e os andares superiores. Segundo o governador Abdulaziz Aydin, duas pessoas morreram ao pular do prédio em desespero. Outras vítimas tentaram escapar improvisando cordas com lençóis e cobertores.


Esforços de resgate


Mais de 30 caminhões de bombeiros e 28 ambulâncias foram mobilizados para o local. Apesar da resposta rápida, o fogo foi difícil de conter devido à estrutura de madeira do hotel e à encosta íngreme onde o prédio está localizado.


O instrutor de esqui Necmi Kepcetutan, que estava no local, relatou que ajudou cerca de 20 pessoas a fugir, mas destacou que a fumaça densa tornou difícil encontrar as saídas de emergência.


Investigação em andamento


As autoridades nomearam seis promotores para investigar a causa do incêndio. Uma das hipóteses levantadas pela emissora NTV é que o revestimento externo de madeira, no estilo chalé, contribuiu para a rápida propagação das chamas.


O hotel possuía 161 quartos, e, por precaução, outros hotéis da estação de esqui foram evacuados, com os hóspedes realocados para acomodações na região de Bolu.


Outro incidente em estação de esqui


No mesmo dia, uma explosão de gás natural atingiu um hotel na estação de esqui da Montanha Yildiz, na província de Sivas, no centro da Turquia. O acidente deixou quatro feridos, incluindo dois esquiadores e dois instrutores, um dos quais sofreu queimaduras de segundo grau.


Kartalkaya: destino turístico em alerta


A estação de esqui de Kartalkaya, situada nas montanhas Koroglu, cerca de 300 km a leste de Istambul, é um destino popular durante o inverno, especialmente em períodos de férias escolares. O incêndio traz à tona preocupações sobre segurança em hotéis e infraestrutura na região.


As autoridades continuam os trabalhos de rescaldo e investigação para esclarecer as causas e evitar novas tragédias.

Yorumlar


Bu gönderiye yorum yapmak artık mümkün değil. Daha fazla bilgi için site sahibiyle iletişime geçin.
bottom of page