Reprovação ao Governo Lula supera aprovação pela primeira vez, aponta pesquisa Quaest
- Diogenes Régis
- 26 de jan.
- 2 min de leitura
Uma pesquisa divulgada pela Quaest nesta segunda-feira (27) revelou que, pela primeira vez desde o início de seu terceiro mandato, a reprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a aprovação. O levantamento mostrou que 49% dos brasileiros desaprovam a gestão, enquanto 47% a aprovam.

Queda em regiões estratégicas
O estudo destacou uma queda expressiva de apoio no Nordeste, tradicional reduto eleitoral de Lula, com uma redução de quase 10 pontos percentuais na aprovação em apenas um mês. No Sul, a queda foi de 7 pontos percentuais, marcando os piores índices de avaliação do governo nas duas regiões desde janeiro de 2023.
Entre os eleitores de baixa e média renda, a queda de apoio também foi significativa, mesmo após medidas voltadas para esses grupos, como programas sociais e subsídios.
Percepções sobre o governo
Atualmente, 50% dos entrevistados acreditam que o país está na direção errada, enquanto apenas 39% avaliam que está no caminho certo. Além disso, 65% dos participantes consideram que Lula não está cumprindo as promessas feitas durante a campanha, índice mais alto registrado até agora.
O cenário econômico também pesa na avaliação negativa. Apenas 25% dos brasileiros afirmam que houve melhora econômica no último ano, enquanto 83% percebem que os preços subiram, especialmente os dos alimentos.
Principais fatores para a reprovação
A pesquisa identificou três razões principais para a queda de popularidade:
Falta de cumprimento de promessas: Para a maioria, o governo ainda não entregou resultados concretos.
Cenário econômico: O alto custo dos alimentos e a inflação continuam impactando negativamente a população.
Noticiário negativo: Casos como a polêmica sobre o monitoramento de transações via PIX influenciaram a opinião pública.
Além disso, a recente proposta governamental para alterar o sistema de validade de produtos alimentícios foi amplamente rejeitada por 63% dos entrevistados e posteriormente descartada pelo governo.
Dados da pesquisa
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 4.500 pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2025. O levantamento tem margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.
A gestão Lula enfrenta, neste início de 2025, o maior desafio de aprovação desde o início do terceiro mandato, indicando a necessidade de ajustes estratégicos para reconquistar a confiança da população.
Comments